Logo Nova Clínica

Esclerose de Varizes

As varizes são dilatações anómalas das veias que se formam devido à incapacidade da parede venosa para manter a sua função e impulsionar o sangue para o coração. Além disso, podem provocar complicações, tais como flebites, tromboses, úlceras, hiperpigmentações, êxtase sanguíneo, o que provoca sonolência, formigueiros, além de se tornarem dolorosas com a passagem do tempo.

A Esclerose de varizes consiste na injeção de uma substância no interior de varizes de pequena grossura, usando uma agulha muito fina. Essa substância actua no interior da variz produzindo uma mínima reacção inflamatória no revestimento interno da variz (que assim vai ser desvitalizada), e promove a formação de um fino coágulo sanguíneo, que fica firmemente aderente à parede da veia. Toda a estrutura da variz irá sendo progressivamente absorvida, desaparecendo num período de 2 a 5 meses, dependendo do seu tamanho. Certas veias podem exigir uma repetição do tratamento por escleroterapia.

Após o tratamento, por vezes, recomendaremos uma ligadura de compressão. Deve-se evitar a exposição solar e utilizar proteção solar para evitar o aparecimento de manchas na pele. Devem-se melhorar os hábitos, tanto alimentares como posturais, para ajudar a melhorar a circulação.

 

Médico Responsável : Dr. Carlos Pereira