Logo Nova Clínica

Monitorização de Pressão Arterial

A Monitorização Ambulatória de Tensão Arterial - MAPA - é o registo de 24 horas da pressão arterial, durante a actividade diária normal do paciente. Este exame destina-se a verificar se o paciente é hipertenso e/ou correlacionar sintomas com eventuais alterações da pressão arterial no paciente.

Para a realização da Monitorização Ambulatória de Tensão Arterial é aplicada no paciente uma braçadeira que se liga a um registador transportado à cintura numa bolsa apropriada. O aparelho efectua automaticamente medições da pressão arterial segundo um plano pré-programado; poderá também efectuar medições manuais. É fornecido um diário para preenchimento. Durante as 24 horas, deve fazer a sua vida normal excepto tomar banho e deve seguir as instruções dadas pelo técnico. Após as 24 horas deve voltar à clinica para lhe ser retirado o equipamento. Será analisado pelo técnico com o auxilio de um programa de computador e revisto pelo médico cardiologista.

Preparação para o exame

Para a realizar a monitorização ambulatória de tensão arterial não é necessária qualquer preparação. O paciente deve levar roupas largas de preferência com botões à frente para facilitar a aplicação do equipamento assim como o seu transporte durante as 24 horas.