Logo Nova Clínica

Ecografia Obstétrica com CD 3D e 4D

Na ecografia a três dimensões (3D), as imagens são mais nítidas. A análise tridimensional é executada de uma maneira semelhante ao exame de ecografia tradicional. A grande diferença é que as imagens em duas dimensões são captadas em diferentes ângulos, armazenadas e reconstruídas instantaneamente em três dimensões por um aparelho de última geração.

Durante o exame, realizamos também a ecografia chamada de 4D, onde vemos os movimentos fetais em 3D (em tempo real).

A melhor momento de fazer a ecografia em 3D, depende do que se quer ver: se for para visualizar o corpo inteiro - até ao terceiro-quarto mês de gestação (12-18 semanas); se for para visualizar o rosto - entre o quinto e sétimo mês (22-26 semanas). A ultrassonografia tridimensional pode ser realizada durante toda a gestação, porém é recomendado que seja feita entre as 24 e as 27 semanas, pois após o sétimo mês pode não haver líquido amniótico suficiente para sua realização.

A maior dificuldade para a aquisição de boas imagens relaciona-se com as condições em que se encontra o feto durante o processo de realização do exame. Costumamos dizer que este é um exame “feto-dependente”, ou seja, depende da posição, como também da quantidade de líquido amniótico. Outras estruturas, como a placenta e parede uterina podem interferir e dificultar a boa obtenção das imagens. A movimentação fetal e até mesmo a respiração materna são outros factores de dificuldade. Mas vencidas estas adversidades, só nos resta procurar a imagem desejada. Podemos gravar o seu exame em CD-ROM.