Logo Nova Clínica

Testes Cutâneos

O teste cutâneo de alergia por picada permite avaliar uma reacção cutânea às substâncias que frequentemente causam alergia (alergénios), presentes em alimentos, fungos, ácaros, pólenes ou proteínas animais. Se o doente for alérgico a uma determinada substância, irá provavelmente desenvolver uma reacção cutânea quando as suas células entram em contacto com esse alergénio.

A realização de testes cutâneos é particularmente importante se o doente apresentar sintomas graves de alergia e não tiver a certeza do que os está a causar. Caso a alergia seja mais grave, os resultados dos testes são importantes para ponderar um tratamento com vacinas para o alergénio responsável pelas queixas do doente (imunoterapia).

O teste cutâneo por picada (também conhecido como “prick test”) é geralmente a primeira opção quando há uma suspeita de alergia porque é simples, rápido, pouco dispendioso e tem poucos riscos.

Preparação

Preferencialmente, o doente não deve tomar anti-histamínicos uma ou duas semanas antes do teste porque estes medicamentos podem interferir com os resultados, impedindo o doente de reagir à substância a que é alérgico.

 

Médico responsável : Dra. Ana Maria Fernandes