Logo Nova Clínica

Eletromiografia

A Electromiografia é uma técnica de monitorização da actividade eléctrica das membranas excitáveis, representando a medida dos potencias de acção do sarcolema, como efeito de voltagem em função do tempo.


O sinal electromiográfico (EMG) é o estudo ou método que visa o registo gráfico ou sonoro das correntes eléctricas (fenómenos bioeléctricos) geradas nas membranas celulares de um músculo esquelético em fase de repouso.

É obtida com a introdução de eléctrodos em forma de agulha na musculatura esquelética, ou por eléctrodos de superfície, que enviam ao electromiógrafo sinais eléctricos que correspondem às trocas iónicas que ocorrem a nível celular.

A electromiografia é útil para a detecção de doenças neuromusculares e/ou miopatias e, ainda, ajuda na diferenciação da debilidade muscular causada por neuropatias gerada por outras causas. Largamente usada para o estudo do movimento humano nas mais diversas áreas de saúde humana, tais como fisioterapia, medicina, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física e odontologia.