Logo Nova Clínica

Mamografia Digital

Mamografia DigitalA Mamografia digital é um exame de raios X para visualização pormenorizada da mama com uma dose mínima, praticamente inócua, de exposição à radiação.

A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção do cancro da mama, mesmo antes de estas lesões serem palpáveis e de se manifestarem clinicamente. Este diagnóstico, geralmente realizado numa fase de rastreio, é geralmente associado a uma detecção precoce, maior probabilidade de cura e à necessidade de um tratamento menos agressivo.

Na maioria dos países, a mamografia de rotina das mulheres (rastreio) é recomendada anualmente como um método de triagem para o diagnóstico precoce do cancro de mama.

Mulheres com mais de 35 anos, devem realizar uma mamografia com periodicidade de 2 anos. A partir dos 40 anos deverá ser feita anualmente. Nos dias de hoje, deverá ser associada à ecografia mamária, para uma detecção ainda mais precoce e fidedigna.

O aparelho que realiza a mamografia digital está ligado a um computador, o qual permite aumentar, diminuir, clarear ou escurecer a imagem da mama, tornando-a mais clara para o médico radiologista a interpretar. Este tipo de manipulação de imagem permite ao radiologista identificar mais facilmente qualquer lesão existente na mama.

A mamografia digital é obtida por um Técnico de Radiologia e é interpretada e validada por um Médico Radiologista. Esta dura poucos minutos e permite uma visualização de toda a mama. Para realizar este exame diagnóstico a mulher deverá posicionar uma mama de cada vez no aparelho e esperar alguns instantes.

O aparelho irá realizar uma pressão directamente sobre a mama. Esta compressão é importante para garantir que o aparelho consiga visualizar todo o interior da mama e assegurar a boa qualidade do exame para uma leitura sem erros.

 

Preparação para o Exame

Não existe qualquer restrição para elaboração do exame em questão, no entanto, para facilitar a realização do exame a mulher deverá estar despida da cintura para cima e é recomendado não usar creme, talco ou desodorizante na mama ou nas axilas para não interferir nos resultados da mamografia.